sexta-feira, 15 de julho de 2011

QUEDA DE PÊLOS

Os filhotes passam por uma severa troca de pelos ao redor dos 2 - 4 meses, a qual só termina o crescimento por volta de 1 ano de idade, quando adquirem q esplendorosa pelagem de adulto( chegando ao ápice em torno de 2 anos de idade). Nesta fase ficam bem " feinhos" , mas depois, quando a pelagem retorna, ficam lindos.Nesta troca é que haverá a definição da cor da pelagem, podendo mudar a cor da pelagem original.
Esta queda pode ser brusca ou não, depende do filhote, mas é normal na raça, leva uns 3 meses pra repor, sai a plumagem de filhote e entra a de jovenzinho.
Como a pele fica mais exposta ao sol, vento e etc por não haver pelagem, esta pode desidratar e ressecar um pouquinho, aparecendo nesta fase uma caspinha na pele ( leve descamação, sem apresentar coçeira), é normal devido a troca, só ir escovando, volta ao normal a medida que cresce.
Alguns filhotes tendem a tirar os pelos mortos se não for escovado, levando com isto bactérias do chão, através das patas, para o corpinho, o que poderá ocasionar coceira, neste caso, poderá ser dado banho com shampoo de chorhexidina, comprado em pet shop.
Passa-se o shampoo  no corpinho todo do filhote já com o pelo molhado e massagear por 10 minutos, depois enxaguar e secar narmalmente, repetir o banho semanalmente até eliminar a coceira.
Com um ano de idade, eles tem outra queda, mas é sutil, só diminui o volume do subpelo e então começa a crescer novamente, a queda é percebida na escovação .
O pelo estará definido com 2 - 3 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário