quinta-feira, 5 de maio de 2011

O que um cachorro precisa pra ser feliz?


Cão mais rico do mundo
Coleira com cristais? Almofadinha de plumas de ganso? Perfume para pets de marca famosa? Não, não... A felicidade dos nossos bichinhos pode ser bem mais simples do que a nossa. Confira!

Não adianta ter um lar maravilhoso, ração de qualidade e outros luxos e ser considerado apenas um enfeite na casa. Existem muitos cachorros de catadores de papéis que são super alegres. Eles andam sempre com seus donos, perambulam com a cauda alta e feliz.

E quanto a nós, os humanos, o que nos deixa feliz? Ora, as pessoas não são iguais, ou seja, uma coisa que me deixa feliz pode não significar nada pro meu vizinho. Assim também é com os cães, alguns gostam mais de petiscos, outros de brinquedos, outros de dormir, mas o que todos gostam mesmo é de companhia e amor. Portanto, não deixe de passar bons momentos com o seu peludo.
Além de muita companhia e carinho, os nossos amiguinhos também precisam de outras coisinhas básicas. Preste atenção e avalie se você está cuidando direito do seu dog:

Cheirar

O cachorro usa o olfato pra conhecer tudo! Só pra você ter uma idéia, enquanto o ser humano tem cerca de 5 milhões de células olfativas, o cachorro possui 220 milhões de receptores de cheiro!
Um cão pode reconhecer o outro só pelo cheiro do rastro, sabia? Cheirando ele poderá avaliar a idade, o sexo e o tamanho do outro ser. Digamos que o cheiro é o RG do animal. Por isso, não tenha vergonha quando o seu cachorro cheirar um amiguinho dele na rua. Nada de puxar a guia e dar bronca! Cheirar é a forma do cachorro conhecer os outros da sua espécie. É como se fosse o nosso aperto de mão. 

Caminhar

Passear é essencial para a socialização, saúde e tudo mais de positivo que seu cachorro possa precisar. Não esqueça da coleira, guia e saquinho de recolher cocô. Passear é muito legal, no meio de uma caminhada você poderá conhecer melhor os seus vizinhos e até arranjar um paquera! Outro fator muito importante é que o cachorro não cria aquela neurose de latir pra qualquer coisa. 

Comer

É vital uma ração de boa qualidade, assim como a quantidade certa, que vem descrita na embalagem. As rações “super premium” são mais caras, mas também são muito boas. Você vai perceber a diferença na pelagem, na saúde e principalmente nas fezes, que ficam menores e com intervalos de tempo maiores. Isso ocorre porque o cachorro absorve melhor os nutrientes dessa linha de ração. Cuidado, alguns alimentos “de gente” misturados na ração podem fazer mal para os bichinhos!

Descansar

Eles precisam dormir depois de brincar e após longas caminhadas. O repouso de um filhote pode durar até 17 horas por dia. Para a nossa própria segurança, devemos respeitar a hora do ronco dos cães. Pois saiba que eles sonham, normalmente com caça, caçadores, presas, brincadeiras e coisas do dia-a-dia. Uma vez um cachorro estava dormindo - e provavelmente sonhando que estava sendo perseguido – quando o dono desavisado resolveu acordá-lo. Bem, o dono tomou uma baita mordida, mas não foi por maldade do cão, era como se o sonho estivesse acontecendo! E como a criança que faz xixi na cama porque sonha que está fazendo no banheiro.

Surpreender

Geralmente o peludo adora espantar pássaros ou qualquer outro ser pequeno que se manifeste de maneira esquisita... Eles se divertem!

Ganhar recompensa

Sempre que o seu cão fizer algo legal, recompense-o no momento exato. O cão não sabe o que é certo ou errado, mas sabe que se for recompensado é porque fez algo bom. Tudo que ele quer é agradar o dono, apenas mostre a ele como fazer isso. 

Buscar coisas

Vocês terão diversão garantida por horas. Eles gostam de buscar tudo o que o dono joga, até as meias no cesto de roupas, mas prefira as bolinhas e brinquedos menores...

Ser e Estar

O animal adora ser e estar. Ser cuidado, ser tratado, ser alimentado, ser acompanhado, ser o cachorro dos seus sonhos, ser o centro das atenções... Ele gosta de participar de tudo que rola na casa e sente-se feliz fazendo parte da matilha (sim, humanos, somos a matilha). Quer fazer o seu cão feliz? Então não o exclua do seu dia-a-dia. Leve o seu cachorro com você pra comprar o pão de manhã, por exemplo. Os cães adoram estar na companhia das pessoas confiáveis!

Ser amado

Ame o seu cão. Se você for um dono responsável, carinhoso, justo e que transmite confiança ao seu animal, terá como retorno a forma mais linda e incondicional de amor, o amor de um cão, onde basta amar para ser amado.
E não esqueça de curtir muito a companhia maravilhosa do seu cão. Tenha os cuidados necessários e ganhe um latido saudável e feliz!
A saber: o treinamento básico é fundamental para estimular e melhorar o relacionamento entre os donos e seus cães. Claro que sempre deve acontecer com a participação efetiva do dono. O treinamento com carinho e recompensa não tem como dar errado. O cachorro fica super feliz de poder demonstrar pro dono que o entende e obedece, e acima de tudo, que ele o respeita por amor, não por medo. Ah, e não esqueça das vacinas e de cuidar da saúde do seu animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário