quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Aprenda a observar o seu melhor amigo





Ter um conhecimento geral e saber as principais 
características de uma determinada raça, seus padrões, temperamentos é muito importante. Contudo a maior dose   de conhecimentos será sacada da própria convivência com o cão pura e simplesmente. Entretanto, os estímulos que devem ser empregados para se obter uma determinada resposta virá dele próprio. Portanto observe o cão atentamente.

Há muito para aprender através da simples observação do próprio cão. E essa profunda familiarização, de forma tão agradável, não cessa nunca, mesmo após sua maturidade. Ele continuará a mudar, a crescer, a amadurecer. E continuará sempre a surpreendê-lo enquanto for vivo. Surgirão, vez por outra, mesmo em seus áureos dias, inovações comportamentais, reações novas, novos hábitos, enfim muitas novidades para se conhecer.

Observe o seu modo de ser, pois precisa entender como trabalhá-lo quando se apresenta cheio de energia, ou quando não se encontra nos seus melhores dias. Observe o seu trato com as pessoas e com os animais. 

Os olhos revelam tudo: Por fim, e ao mesmo tempo antes de tudo, quando quiser saber quem é realmente aquela criatura que está à sua frente, olhe-a nos olhos. Como diz o ditado popular, os olhos são o espelho da alma. Muitos advertem que um olhar fixo nos olhos do cão significará, para ele, uma agressão. Malgrado isso ser uma verdade inconteste entre os cães selvagens, ocorrendo entre os lobos, não é tão verdade assim com os cães domésticos. Os cães caseiros aprendem a enfrentar olhares ternos e meigos dos humanos, líderes de suas matilhas. Aprender a conviver muito mais com seres humanos do que com seus irmãos selvagens.

Você poderá observar uma parte emocionante de sua educação quando tiver uma ninhada em casa ou cachorrinho novo, descobrirá que seu filhote não enfrentará o seu olhar diretamente e se o fizer não o sustentará por muito tempo. Ele enfrentará o olhar do dono por um átimo de tempo e depois desviará os olhos. Gradualmente recebendo ele constantemente o olhar meigo do dono, aprenderá a sustentar o olhar. 

Olhos nos olhos mesmo à distância, fará com que o cão que você ama venha para seu lado, sem necessidade de palavras ou gestos. Assim, é óbvio que não se deve olhar amorosamente nos olhos do cão que está desempenhando um treino. Ao contrário evite o contato direto de olhos com olhos até que termine o exercício.

Executando-se as situações onde são grandes as possibilidades de agressão, olhos-nos-olhos serão sempre um meio seguro e gratificante. Se você olhar profundamente os olhos de um cão saberá muito a seu respeito: sua seriedade, senso de humor, sentimento de afeição. Poderá dizer se ele está triste, irado, ou se está carente, e por vezes até mesmo do que está carente. 

A observação de cães é uma festa para os olhos. Uma vez dominada está ação, você não cansará de desfrutar dela. Ver um cão caminhar com sua graça natural e energia é uma notável experiência. E a quantidade de informações que podemos colher é mais válida do que quilos de livros.

Portanto, observe seu melhor amigo pelo puro prazer da experiência e pelo muito, muito mesmo que pode aprender. É isso ai: observe-o sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário